Se você é dono(a) de uma empresa ou trabalha em uma, provavelmente já ouviu falar sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. E não é para menos, afinal, a nova legislação tem o objetivo de garantir a privacidade e a segurança dos dados pessoais dos cidadãos, o que pode ter um impacto significativo no mundo dos negócios.
A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020 e, desde então, muitas empresas ainda estão tentando entender como se adequar às novas regras. Mas, se você ainda não se preocupou com isso, saiba que está na hora de começar a pensar sobre o assunto. Afinal, a LGPD se aplica a todas as empresas, independente do tamanho ou segmento de atuação.
E por que é tão importante se adequar à LGPD? Bem, em primeiro lugar, é uma questão de ética e respeito aos direitos dos cidadãos. Todos nós temos o direito de saber como nossos dados pessoais são coletados, armazenados e usados pelas empresas, e a LGPD veio para garantir isso. Além disso, a nova lei traz uma série de penalidades para empresas que não cumprirem as regras, como multas que podem chegar a R$ 50 milhões.
Mas não é só isso. A implantação da LGPD pode trazer benefícios para a sua empresa também. Ao se adequar às novas regras, você estará garantindo a segurança dos dados dos seus clientes e colaboradores, o que aumenta a confiança e a credibilidade da sua marca. Além disso, a LGPD pode estimular a inovação e a melhoria dos processos internos da empresa, já que é preciso revisar e atualizar as políticas de privacidade e segurança da informação.
Fique atento: algumas práticas comuns do nosso dia-a-dia dentro da empresa podem se tornar verdadeiras dores de cabeça. Por exemplo: sabe aquela nossa prática de prontamente atender a um cliente/parceiro que solicita uma indicação de um outro cliente/parceiro? Pois bem, isso é terminantemente proibido pela Lei Geral de Proteção de Dados.
E não só isso. O seu cliente tem o direito de saber como as suas informações serão utilizadas e, depois de utilizadas, devem necessariamente ser eliminadas.
Na prática isso ocorre porque a informação deve evitar a rastreabilidade.
É claro que se adequar à LGPD pode ser um processo desafiador, principalmente para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados pessoais. Mas é importante lembrar que a nova lei não é um bicho de sete cabeças. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as empresas a se adequarem às novas regras, desde consultorias especializadas até cursos e treinamentos para os colaboradores.
Em resumo, a implantação da LGPD não é uma escolha, mas sim uma obrigação legal para todas as empresas. Além de ser uma questão ética e de respeito aos direitos dos cidadãos, a LGPD pode trazer benefícios para a sua empresa, como aumento da confiança dos clientes e colaboradores, melhoria dos processos internos e estimulo à inovação. Então, não deixe para depois e comece a se adequar às novas regras o quanto antes!